18 janeiro 2013

Tipos de Relevo

A geologia tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando sempre compreender os processos atuais e passados.
Os relevos são formas da superfície do planeta e que podem ser influenciados por agentes internos e externos, existem quatro tipos principais de relevo que são: Montanhas, planícies, planaltos e depressões.


Montanhas
Pica da Neblina

As montanhas são formadas  pelo tectonismo (movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre), quando as pressões se dão horizontalmente  formam-se dobramentos ou enrugamentos  que dão origem as montanhas, então as montanhas se formam através do choque das placas tectônicas.

Planícies


É  caracterizada por superfície relativamente plana e os processos de deposição superam ao processos de desgaste, geralmente são encontradas em regiões de baixas altitudes e formadas pelo acúmulo de sedimentos . 
Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

Planaltos

Planalto Central
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes acima de 300 metros. Os planaltos são originários das erosões provocadas pelo vento (eólica) e pela água . Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados. 
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Depressões


As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta e geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por ação dos ventos e da água.  Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta e  quando são  mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões sendo entaõ comum a formação de lagos nas depressões.
Exemplo: Depressão Sul Amazônica

0 comentários:

Postar um comentário